Dálmatas - Características e Origem

cães, características, Dálmata, origem, raças -

Dálmatas - Características e Origem


Dálmatas - Origem

O Dálmata é uma raça muito famosa por sua típica pelagem manchada, originada da Dalmácia, uma região que cobre a parte sul da Croácia e é famosa pelas ilhas Dálmatas. Segundo estudos, entre seus ancestrais pode haver algumas versões do Dogue alemão arlequim ou de cães Pointers.

A raça já foi usado para as mais variadas funções, como cachorro de briga, pastor, cão de tração, caçador de ratos, e até mesmo cão de circo. Mas foi como cão de carruagem da aristocracia na Inglaterra Vitoriana que ele encontrou seu lugar. O cão de carruagem tinha função prática e estética, protegendo os cavalos do ataque de outros cães, e dando um toque de estilo ao processo. Esses cães seguiam ao lado, na frente ou atrás da carruagem (posição considerada a mais elegante).

Os dálmatas ganharam bastante popularidade com aparições no cinema e na literatura, tendo nos 101 Dálmatas - animação da Disney de 1961 e da personagem Jujuba do Filme de Pedrinho e A Sua Turma - animação do TVP de 2019 - uma das principais produções envolvendo-os.

Dálmatas - Características

São uma raça teimosa e desconfiada com pessoas e outros animais desconhecidos, apesar de estarem entre os cães mais inteligentes. São muito ligados a família e podem perceber quando alguém está triste na tentativa de animar essa pessoa.

Apesar de serem calmos, quando ficam longe de seus humanos favoritos costumam apresentar um comportamento de tristeza profunda, que pode até evoluir para melancolia. Então, se você costuma passar muito tempo longe de casa, talvez escolher um cachorro dálmata não seja uma boa ideia.

Cuidando de um Dálmata

O cachorro dálmata costuma ter muita energia e é capaz de correr por muitas horas sem se cansar. Como adoram se divertir com seus papais e irmãos humanos ou outros cãezinhos, a melhor forma de distrair seu amigo desta raça é investir em jogos e brincadeiras que o exercitem muito.

Com uma personalidade forte, o dálmata filhote pode ser um pouco teimoso.  Então, para garantir uma boa educação e obediência, você deve começar o adestramento logo cedo. De preferência, em seus primeiros meses de vida.

Por ser tão inteligente, alguns cães dessa raça podem ser um pouco mais resistentes ao adestramento. Se seu cão dálmata se mostrar teimoso,, basta que você mostre a ele, com carinho, quem é o líder da matilha. Assim, ele vai entender que obedecer ao seu humano, por amor e não por medo, pode ser muito, muito bom.

Artigos PET Facebook Artigos PET Instagram Artigos PET Youtube
 

 

Gostou do artigo?

Informe seu e-mail e fique por dentro das promoções, novos produtos e conteúdos gratuitos 🐕‍🦺🐈🦎🐟🐁🐦

No final desta página, lá embaixo no rodapé do site 👇