Pedigree - Significado e Origem da Palavra

cachorro, cães, gatos, nomes, origem da palavra, pedigree, pedigrí, raças, significado -

Pedigree - Significado e Origem da Palavra


Pedigree - Significado

O pedigree é um certificado de registro de animais de raça pura, principalmente gatos e cachorros e cavalos de puro-sangue, e tem como significado confirmar que o o animal não sofreu nenhum tipo de alteração genética em sua raça, portanto, este animal conserva todas as características genuínas de sua raça. Os certificados são emitidos pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) de cada região ou pela SOBRACI (Sociedade Brasileira de Cinofilia).

Para o animal ter pedigree, ele tem que possui todas as características básicas da raça, como variedade, pelagem, cores aceitáveis, tamanho, peso máximo, e etc.

Pedigree - Origem da Palavra

Em relação a origem da palavra, podemos encontrar duas grafias diferentes e válidas: pedigree e pedigrí.

A primeira versão vem do inglês que por sua vez se incorporou da expressão francesa “pied de grue” (pata de grou). Isto se deve aos pecuaristas ingleses que tinham o costume de marcar os animais com três linhas retas, um símbolo parecido com as patas de um grou, utilizado nas árvores genealógicas. Como a expressão originária em francês não é fácil de pronunciar para os ingleses, ela foi adaptada ao idioma inglês Pedigree. Já o termo pedigrí é a forma castelhana da palavra em inglês.

Além disso, o pedigree também mostra a árvore genealógica do animal, com os seus pais, avós e bisavós, assim como seus títulos de competições e campeonatos, além do nome do criador.

O mercado dos pedigrees

O interesse em obter um bom pedigree de certas raças animais se deve, principalmente para garantir que os animais tenham a melhor qualidade de raça possível, circunstância que se traduz em maior produtividade e beneficio econômico para os setores pecuarista e pastor.

Devido ao alto custo da produção e comercialização dos animais com pedigree, seus preços no mercado são muito valorizados para os apaixonados ou criadores que se dedicam profissionalmente a isso. Por este motivo, alguns exemplares de certas espécies podem ter alto custo, como mostram os cavalos de competição, cães de exposição, gatos e outros tipos de animais.

Artigos PET Facebook Artigos PET Instagram Artigos PET Youtube

 

Gostou do artigo?

Informe seu e-mail e fique por dentro das promoções, novos produtos e conteúdos gratuitos 🐕‍🦺🐈🦎🐟🐁🐦

No final desta página, lá embaixo no rodapé do site 👇